Ayurveda – Ciência da Vida

blog spa(2)

Ayurveda – Ciência da Vida

Ayurveda é um sistema milenar de saúde, vindo da Índia que em sâncrito quer dizer “Ciência da Vida”.  Esta medicina natural ,  tem como objetivo restabelecer o bem-estar físico e emocional.

Antes de conhecer melhor ayurveda é necessário saber seu dosha, para definir seu biotipo que é baseado em determinadas características pessoais.

Pessoas com características; Pitta (fogo e água)

São indivíduos com a predominância dos elementos fogo e água,  têm tamanho mediano, metabolismo acelerado e sentem muita sede. Tendem a ser ativos e críticos. Pitta se caracteriza pelo que é quente, líquido, azedo e oleoso.

Pessoas com características Vata (espaço e ar)

São pessoas magras, com pouca musculatura, longilíneas e friorentas. Costumam ser ágeis, entusiasmadas, comunicativas e indecisas. Vata reúne qualidades como seco, leve, frio, móvel, áspero e claro.

Pessoas com características Kapha (terra e água)

Essa combinação está associada a uma estrutura física forte e larga, com tendência a ganhar peso e ao acúmulo de líquido no corpo. Pessoas desse tipo são estáveis, lentas, pacientes e mais preguiçosas. Kapha é pesado, suave, oleoso e adocicado.

Nas massagens ayurvédicas a escolha do óleo também é muito importante, pois é feita de acordo com o dosha de cada um, por exemplo para as pessoas de constituição vata usa-se óleo de gergelim, para os pittas  o melhor é óleo de coco e os kaphas de mostarda. Sempre os óleos vegetais, devem ser de sementes orgânicas prensadas a frio.

Neste sistema terapêutico também podem ser trabalhados, além das massagens, a alimentação, tratamento através de chás , prática de ioga e meditação.

ABOUT AUTHOR

Sabrina Feliú

NO COMMENTS

Comments are closed.